16.10.09

Carta da irmã Lee

13 de julho de 1934.

A carta a seguir foi escrita ao irmão Witness e a mim, pela irmã Lee. (...) Ela solicitou especificamente que não a publicássemos na Coletânea de Informativos porque contraria a posição do véu uma irmã falar sobre assuntos da igreja. Mas sentindo que sua carta é proveitosa para os crentes em cada cidade, nós a publicamos. O irmão Lee e eu assumimos a total responsabilidade pelo seu conteúdo e tudo o que se referir a ela.

Watchman Nee
------------------

A Carta de Ruth Lee diz o seguinte:
------------------

Amados irmãos Watchman e Witness,

... Toda obra deve passar pelo fogo para provar seu valor. Que poderá fazer alguém separado do Senhor?
Desta vez, tenho muito que agradecer ao Senhor pelas comunhões pessoais com os irmãos e irmãs e pelo que tenho ouvido em diversos lugares. Entretanto, ainda tenho alguns temores e suspiros...

Eu gostaria que a partir de hoje os irmãos atentassem para os seguintes assuntos:
1) Se os irmãos em determinada cidade desejam ter o partir do pão, eles deveriam pelo menos saber o que é a igreja e qual o significado da mesa do Senhor. Se alguns pensam que, simplesmente por não terem nenhum nome não são uma divisão, e ainda em muitas atividades são uma outra forma de divisão, e se eles consideram que somente eles são a igreja e que são melhores do que qualquer pessoa, esses inevitavelmente tornar-se-ão a pior divisão.
2) ...
3) ...
4) Ainda que estejamos do lado “certo”, seria melhor que nossas mensagens enfatizassem o que está na Bíblia, sem dizer explicitamente que esta ou aquela denominação está certa ou errada. Devemos fazer com que todo aquele que busca, depois de ouvir a verdade e perceber o erro em que se encontra, almeje pagar o preço para seguir a Palavra. Evitemos discussões sobre pontos secundários. Dividir-se por causa de interpretação diferente da Bíblia não é a maneira dos Irmãos Unidos? Cada vez mais sinto que, toda vez que partimos o pão, embora nossos olhos possam ver apenas um certo número de irmãos e irmãs, todavia, pelo pão, o que realmente vemos são todos os salvos. Se não for assim, o testemunho de Efésios 1:23 é perdido.
5) Quanto a autoridade de uma igreja local está nas mãos das irmãs e elas não têm clareza, então os irmãos devem adverti-las francamente a esse respeito. Mas se as irmãs recusarem-se intencionalmente a se colocarem na posição adequada, os irmãos, então, não terão uma base ali. Entretanto, há alguns lugares onde as irmãs são muito boas, ao passo que os irmãos são velhos, formais e mortos. Em tais casos, é necessário que um irmão que tenha luz trate com tais irmãos. Se os irmãos não quiserem ouvir, então, não se pode culpar as irmãs por desviarem-se ou desarticularem-se. Em casos assim, os irmãos ainda são uma divisão, apenas com o acréscimo da palavra “livre”. É desculpável estar em tal situação se a pessoa não tiver clareza, mas se for desobediente depois de esclarecida, então é uma questão de motivação.

O motivo de eu ter falado tanto não é que os irmãos em Xangai tenham algumas peculiaridades ou autoridade especial; apenas espero que naquilo que vocês falarem ou escreverem, atentem para esses aspectos. Sou uma irmã, e nesta carta estou apenas conversando com vocês como um membro da família, relatando-lhes estes assuntos...

Perdoem-me por falar tantos assuntos.
A paz do Senhor!

Sinceramente,
Ruth Lee
Saudações a todos os irmãos e irmãs em Xangai.

Fonte: Biografia de Watchman Nee - O Testemunho de um Homem que Viu a Revelação divina nesta Era, pp. 353-357

Nenhum comentário: