27.12.08

O supra-sumo de Atos 15


Um ponto, entretanto, ficou estabelecido em Jerusalém: qual seja, que o testemunho do Senhor é único, o Corpo do Senhor é único, o ministério do Senhor é único e o mover do Senhor é único. Se o mover, o ministério, o Corpo e o testemunho do Senhor não fossem únicos, Paulo não teria a necessidade de ir até Jerusalém, e não teria sido preciso eles tomarem uma decisão que não só englobava os crentes judeus, mas também os gentios. (WL, Book 4)


Um comentário:

Jonab Gama disse...

A decisão em Atos 15 não foi tomada meramente pela região judaica ou meramente pela região gentia... Foi uma decisão que estava acima e AlÈM DAS REGIÕES. Ela englobou todas as igrejas, quer judias quer gentias... De acordo com o princípio básico da economia neotestamentária, a decisão tomada em Atos 15 não é satisfatória para nós. Entretanto, ninguém pode negar que um principio foi estabelecido que englobou todas as igrejas.... A decisão tomada em Jerusalém não permitia que igrejas em diferentes regiões tivessem sua própria lei, o que vale dizer ter seu próprio testemunho. Precisamos ver isso. (Treinamento de Presbíteros, Volume 4: A Prática da Restauração do Senhor, pp. 35-37)

A única solução tomada em Jerusalém para o problema de circuncisão tornou-se um decreto para todas as igrejas guardar, tantos judias como gentias (At 15:1-31). Assim, ... todas as igrejas deveriam ser iguais. Depois da divulgação de tal decreto, seria errado permitir que as igrejas judaicas mantivessem a prática da circuncisão e as igrejas gentias não. Não devemos nos esquecer que na igreja, no novo homem, não há diferença entre gregos e judeus porque no novo homem, Cristo é cada membro (Cl 3:11). A única solução a respeito do problema ... era boa para todas as igrejas, tornando-as todas iguais.

Muita dissensão e discussão se levantaram entre os crentes judeus e aqueles que estavam na fé apropriada (At 15:2-5). Esse problema foi resolvido por Paulo e Barnabé e determinados irmãos entre os crentes que foram de Antioquia a Jerusalém para ter uma conferência com os apóstolos e os presbíteros ali (v. 2). A Bíblia nos mostra que quando uma questão como essa se levanta, os líderes precisam se reunir para ter uma conferência, para esclarecer tudo de maneira aberta. O problema em Atos 15 foi resolvido por Paulo e Barnabé subindo a Jerusalém, tendo uma conferência com os apóstolos e presbíteros lá, e, mediante uma comunhão cabal, elaboraram uma solução que satisfez todos os crentes em diferentes localidades, uma solução sobre a qual todas as igrejas se rejubilaram e pela qual foram confortados (vv. 2, 6-31). Essa é a maneira de resolvermos os problemas entre nós hoje. Creio que se desde o início os irmãos envolvidos em nosso meio tivessem um coração sincero, com uma motivação pura para se reunir para orar, estudar a Palavra e ter comunhão, suas preocupações seriam facilmente cuidadas. Entretanto, até agora, os irmãos têm evitado esse tipo de comunhão necessária. (The Intrinsic Problem in the Lord's Recovery Today and Its Scriptural Remedy, pp. 34, 43-44)