4.2.09

Pode-se estar na igreja local sem estar no Corpo?

 

“A unidade do Corpo tem um requisito mínimo de unidade, um requisito mínimo de limite, isto é: a unidade da igreja deve ocorrer em uma localidade.” (W. Nee, Palestras Adicionais, p. 95) “Precisamos estar nas igrejas locais de maneira que possamos ser introduzidos, ou trazidos, para a realidade do Corpo de Cristo.” (W. Lee, Pontos Básicos Sobre o Entremesclar, p. 11)

Por outro lado,

é possível um grupos de crentes se reunirem como igreja local nominal, permanecendo na base da cidade e se apegando à fé comum, mas estar desprovido da realidade do Corpo de Cristo.

“Eu aprecio muitíssimo as igrejas locais, assim como vocês. Mas eu as aprecio por causa de um propósito. As igrejas locais são o procedimento para me levar para o Corpo de Cristo. As igrejas são o Corpo, mas elas podem não ter a realidade do Corpo de Cristo.” (W. Lee, Pontos Básicos Sobre o Entremesclarp. 11) “As igrejas estão constituídas fisicamente por toda a terra, mas entre elas pode não haver a realidade do Corpo de Cristo. Se formos honestos com nós mesmos, temos de admitir que essa é a nossa situação hoje. Onde está a realidade do Corpo de Cristo?” (W. Lee, Pontos Básicos Sobre o Entremesclarp. 21)

Por tanto,

“Em nossa consideração, o Corpo dever estar primeiro lugar e as igrejas locais deve estar em segundo.” (W. Lee, One Body and One Spirit, cap. 1, último par.) 


2 comentários:

FMO disse...

O problema é dizer que, para uma igreja local estar no Corpo, ela deve estar sob ministério de A ou B; afinal de contas, este é o conteúdo das entrelinas.

O Tribunal de Cristo há de expor a todos nós, isso se o tempo já não o fizer como bem tem feito.

Quanto a nós, não vamos gastar nossa tempo, dinheiro e disposição em falatórios e publicações de baixo calão, porque nossa meta é o Reino - figura central da Igreja na Bíblia.

Que Deus tenha misericórdia de todos nós!!!

Jonab Gama disse...

Embora pessoalmente eu não vi nem recebi nas entrelinhas a mensagem de que estar no Corpo é “estar sob ministério de A ou B”, o comentário acima é bastante correto ao dizer que é um problema dizer que uma igreja local deve estar em TAL ou TAL ministério para que ela esteja no Corpo. Vou repetir: dizer que uma igreja local só é autêntica se estiver debaixo de um ministério de A ou B é um problemão real, e até mesmo a desqualifica de ser uma igreja local legítima.
Gosto muito da palavra de equilíbrio que o irmão Lee falou sobre isso em uma de suas mensagens impressas em livro:

Acatar ou não o ministério não define se uma igreja é autêntica... Não controlo nenhuma igreja. Todos os santos que deixaram as denominações, as seitas divisivas, e se posicionaram na base adequada da unidade são a igreja local em sua cidade. Eles podem expressar suas opiniões, mas podem não ter nada a ver com esse ministério.
... Tenho de ser fiel ao Senhor, fiel a tantos de vocês que foram muito afetados pelo meu ministério, e fiel a mim mesmo. Por esse motivo, esse ministério não pode permitir que ninguém finja estar nele e ainda assim dizer algo diferente. Isso não quer dizer que estou pedindo que vocês se afastem da igreja em sua cidade ou que ela não seja mais a igreja ali. Estou tendo comunhão sobre o impacto do ministério para a luta pelos interesses do Senhor em Sua restauração.,
(Treinamento de Presbíteros, vol. 7, pp. 93-95)

Mais uma vez eu repito, para que fique bem redundante, uma vez que essa é uma insinuação corriqueira (muitas vezes uma acusação) e um ponto da verdade deveras mal compreendido mesmo entre nós na restauração, inclusive irmãos com certas responsabilidades nas igrejas (embora seja um ponto BEM enfatizado pelos irmãos Nee e Lee); o ponto é: as igrejas E OS SANTOS INDIVIDUALMENTE são livres para receber ajuda de qualquer que seja o ministério. O problema é quando uma igreja faz de um ministério a base de sua comunhão ou um crente individual insista que a igreja siga o ministério de A ou B.

Neste Blog tem muitos artigos com esse princípio; eis algumas sugestões:
http://jonabgama.blogspot.com/2009/02/uma-faccao-local.html
http://jonabgama.blogspot.com/2009/02/comunhao-entre-as-igrejas.html
http://jonabgama.blogspot.com/2009/01/os-seis-testes-de-uma-igreja-genuina.html
http://jonabgama.blogspot.com/2009/05/igreja-de-bolso.html
http://jonabgama.blogspot.com/2009/04/declaracao-publica.html
http://jonabgama.blogspot.com/2008/08/suprema-corte-eclesistica.html
http://jonabgama.blogspot.com/2009/05/igreja-e-dos-santos-locais.html
http://jonabgama.blogspot.com/2008/10/realidade-do-corpo.html
http://jonabgama.blogspot.com/2008/10/uma-igreja-genuina.html
http://jonabgama.blogspot.com/2009/01/o-que-cremos-e-praticamos-nas-igrejas.html