24.9.08

Vértice


Se procurássemos um ponto de onde emana o conglomerado dos assuntos, práticas, ensinamentos e todas as questões da palavra de Deus e do universo, sem dúvidas chegaríamos em Deus.

Isso é extremamente óbvio, pois, de fato, Ele é o vértice de onde procede — em certo sentido concatenadamente, penso eu — todo o universo de coisas.

Por certo na vida espiritual, assim como na vida humana, há coisas essenciais. Comer, beber, respirar é fundamental para sobrevivência; sem esses, morreríamos talvez em minutos; eles são o vértice vital da existência humana. Mas veja, alguém que só come, bebe e respira, não vive, vegeta ! A vida é muito mais que isso!

Posto isso, penso que muitas vezes nos evadimos de determinadas questões, procurando o ponto ou um ponto mais próximo desse Vértice; isto é, às vezes simplesmente dizemos: “O que importa é ter Deus no coração!” Seria razoável todos dizerem: “Amém!”, mas não seria admissível dizer só isso ou desvaler tudo mais.

Assim, devemos ver não uma visão linear ou bidimensional, mas uma visão tridimensional (Efésios 3:17-19 e notas) dos assuntos espirituais, e pouco a pouco chegaremos a um conhecimento pleno da verdade.

Abraços!


Nenhum comentário: