21.9.08

Cheios de moral, desanimar? Jamais!


O que é "o moral"?

Ao travar uma batalha, um exército precisa de moral, de união para a luta. A fim de manter esse moral, é preciso eliminar até mesmo uma pequena dissensão sobre a menor coisa. Se a pequena conversa dissidente não for eliminada, o moral será anulado. Não haverá mais moral e com certeza o exército perderá o combate, a batalha. Isso me adverte sobre a seriedade do ministério do Senhor: é como o soar da trombeta para o exército ir para a guerra (Nm 10:9; Jz 7:18), é também uma questão de batalha (2Tm 2:3 e nota 1 — VR). (T. de P., Vol 7: págs. 88-89)

A UNANIMIDADE INTRODUZ O MORAL E O IMPACTO

No exército, o impacto é o moral. Que é o moral no exército? É a unanimidade. É por isso que nenhum comandante de qualquer exército permitiria que um soldado introduzisse alguma maneira diferente de pensar. Os soldados todos pensam a mesma coisa, falam a mesma coisa, apóiam a mesma coisa e vivem pela mesma coisa ... Posso testificar ... que em Chefoo, de 1940 até 1942, o moral, o impacto, estava lá ... Lá realmente havia impacto.

Recentemente ... Eu ... disse [aos irmãos] uma coisa que nunca disse a ninguém desde que saí da China continental: que expulsassem demônios e curassem os doentes. Não promovemos essas coisas, mas quando há moral em nós, haverá também coisas em nosso meio como impacto. Em Atos há três itens: oração, Espírito e Palavra, com uma só chave: a unanimidade. (T. de P., Vol 7: págs. 11-14)

A maneira sábia é que todos adotemos o caminho de servir em tempo integral e falemos, pensemos, apresentemos e ensinemos a mesma coisa, tendo a mesma essência, aparência e expressão. Então teremos o moral, o impacto para derrotar o inimigo. É disso que o Senhor precisa! (p. 156)

Hoje, podemos ter unanimidade porque temos uma única visão e um só parecer. Todos temos essa visão atual, uma visão que herda todas as visões anteriores. Temos um só ponto de vista. Falamos a mesma coisa, com um só coração, uma só boca, a uma só voz, com um só tom, servindo juntos ao Senhor. O resultado é um poder que se tornará nosso moral forte e impacto. Essa é a nossa força. Uma vez que a restauração do Senhor se apodere dessa força, surgirá a glória do aumento e da multiplicação. Hoje, nossa situação ainda não atingiu esse ponto; ainda não atingiu o pico. Embora não tenhamos muitas disputas entre nós, temos, não obstante, algumas pequenas queixas e críticas. Essas coisas abatem o moral. (V. da E., págs. 70-71)

Mesmo se numa determinada reunião os mesmos santos partilham de ângulos e porções diferentes da Palavra e ministério, o falar geral é coerente e proveitoso, pois em essência é o mesmo falar: o ministério do Novo Testamento. Em tais reuniões há o impacto, o moral e reconhecimento por parte de outros que Deus está em nosso meio (1Co 14:24-25). Tal reconhecimento deve-se à unidade entre os santos (cf. Jo 17:21-23).

Agora podemos cantar...

Nenhum comentário: