30.7.12

Unidade acomodante: dar as mão por sobre os muros


... Pode a comunhão “espiritual” substituir a comunhão da igreja conforme o que a Bíblia estabelece? O que chamam de comunhão “espiritual” não é a verdadeira comunhão espiritual; apenas tomam o termo emprestado. Que é a comunhão “espiritual” de que eles falam? Por exemplo, aqui temos várias xícaras. Originalmente, o propósito de Deus é que todos fossem unidos para serem uma só xícara. Mas cometeram o erro de se dividirem em muitas xícaras. A comunhão “espiritual” é a comunhão que conserva as denominações. (...) Eu tenho minha xícara, você tem a sua, e ele tem a dele. Que é comunhão “espiritual”? Você estende sua mão sobre sua xícara, e eu estendo minha mão sobre a minha xícara, para dar as mãos por cima das bordas. (...) Sua consciência os incomoda caso não haja comunhão nenhuma. Consequentemente, estendem suas mãos por sobre o muro, para dá-las ao outro lado. Esta é a doutrina da assim chamada comunhão “espiritual” de hoje.

Com relação a este assunto, sinto-me muito pesado interiormente. Irmãos, deixe-me dizer uma palavra: se as denominações são bíblicas, vocês e eu devemos pagar qualquer preço para preservá-las. Oh! se é mandamento de Deus, como podemos anulá-las? Mas se as denominações estão erradas...

Mas, por favor, lembrem-se de que este tipo de unidade “espiritual”, ou esta atitude de dar as mãos por sobre os muros, não é nada mais que um método para acomodar, para reconciliar, para aliviar. Não ousam apoiar totalmente as denominações; contudo relutam em abandoná-las por completo. Consequentemente, (...) defendem uma unidade “espiritual”, uma comunhão “espiritual”. O que chamam de unidade “espiritual” significa, nada mais, nada menos, que eles não ousam obedecer a Deus completamente; não ousam seguir inteiramente a palavra do Senhor. Por causa de homens, não se atrevem a ser absolutos para com Deus. O temor de ser absoluto para com Deus é a dificuldade... Na verdade, é por não serem corretos nem absolutos para com o Senhor, que muitos defendem a comunhão “espiritual”, a unidade “espiritual”. Esse método não é proveniente dos ensinamentos das Escrituras, mas da sabedoria e do temor do homem.

... Esse tipo de unidade acomodante não é a vontade do Senhor e não é bíblica. (Watchman NeePalestras Adicionais Sobre a Vida da Igreja)

Nenhum comentário: