31.8.09

A base da igreja

A base guarda, na prática, a genuína unidade da igreja tanto local quanto universalmente, sem qualquer divisão ou confusão

A realidade da unidade do Corpo de Cristo é real e viva pela aplicação em vida da base da localidade, e não em legalidade

A base da igreja é o lugar onde o fundamento (Cristo – 1Co 3:11) é lançado; a base guarda, na prática, a genuína unidade da igreja tanto local quanto universalmente, sem qualquer divisão ou confusão. De acordo com a revelação divina do Novo Testamento, a base da igreja é constituída de três elementos cruciais:

  1. O primeiro elemento é a unidade singular do Corpo universal de Cristo, isto é, a unidade do único Espírito como a essência singular do Corpo, com o único Senhor como o elemento singular do Corpo, e com o único Pai como a fonte singular do Corpo (Ef 4:4-6).
  2. O segundo elemento é a única base da localidade de uma igreja local, isto é, a própria localidade – uma cidade, metrópole ou vila – como o limite dentro do qual uma igreja local é estabelecida e existe, com cada localidade tendo apenas uma igreja a fim de preservar a unidade e evitar divisão (Dt 12:5-18; At 8:1; 13:1; Rm 16:1; 1Co 1:2; Ap 1:4a, 11); ela não deve ser dividida em seitas e denominações tomando pessoas, doutrinas e práticas como bases (1Co 1:10-13).
  3. O terceiro elemento é a realidade do Espírito de unidade pelo qual a unidade do Corpo de Cristo se torna real e vivente e através do qual a base da localidade é aplicada em vida e não em legalidade (Ef 4:3-6).

A base da igreja é, portanto, um fato espiritual e uma necessidade prática, sendo a base da comunhão adequada e genuína de todos os crentes, a única comunhão do Corpo de Cristo, local e universalmente (At 2:42; 1Jo 1:3).

Referências:

A Brief Presentation of the Lord’s Recovery – A Supplementary Word; 1993 Blending Conference Messages concerning the Lord’s Recovery and Our Present Need, caps. 1-2.

Nenhum comentário: