17.7.23

Para participar da mesa e da ceia do Senhor é necessário ser batizado? O batismo é por aspersão ou por imersão? Podemos impedir um não batizado de tomar a ceia?

 

RESPOSTA AO IRMÃO CHIANG SHUN TIEN

Irmão Shun Tien:

 

Na Bíblia não há uma palavra clara que coloque o batismo e o partir do pão juntos. Também não diz que o batismo é uma condição para participar da mesa. No entanto, pela Bíblia, parece que aqueles que não foram batizados não podem tomar a mesa. (1) O exemplo da Bíblia nos mostra que na noite em que o Senhor foi traído, todos os que se sentaram juntos à mesa tinham sido batizados. Depois de Pentecostes, todos os que tomaram à mesa também foram batizados. Portanto, a partir desses dois exemplos da Bíblia, parece que quem não é batizado não deve participar da mesa. (2) De acordo com o significado do batismo e da mesa, é necessário primeiro ser batizado e depois participar da mesa porque o batismo é entrar na morte, sepultamento e ressurreição do Senhor Jesus. A reunião da mesa manifesta a morte do Senhor ao lembrar do Senhor até que Ele volte. Se uma pessoa não entrou na morte do Senhor, como ela pode manifestar tal morte? Se uma pessoa não se torna parte do Senhor, como ela pode se lembrar do Senhor? O batismo implica nossa união inicial com o Senhor. A reunião da mesa implica nossa união contínua com Ele. O batismo implica nossa entrada inicial na morte do Senhor. A reunião da mesa representa nossa entrada perene em Sua morte. O batismo nos faz entrar em Cristo. A reunião da mesa representa nossa permanência constante Nele. Portanto, somos batizados apenas uma vez, mas a reunião da mesa ocorre muitas vezes. O batismo representa nossa entrada, enquanto a reunião da mesa representa nossa caminhada. A ordem na Bíblia é entrar primeiro pela porta e depois seguir o caminho. Assim, vemos que devemos primeiro ser batizados e depois tomar a mesa.

Além disso, devemos nos lembrar que os crentes mencionados na Bíblia foram todos batizados imediatamente pela fé genuína no Senhor. Ninguém que creu genuinamente no Senhor teve de esperar sua vida passar por muitos processos antes de ser batizado. Além disso, todos na Bíblia que creram no Senhor foram imersos na água. Ninguém passou pelo ritual de aspersão, onde a água tenha sido aspergida da mão de uma pessoa na cabeça de outra, como é praticado hoje. Portanto, os crentes na Bíblia foram todos batizados por imersão. Seu crer e ser batizado nunca foram separados. Esses dois assuntos ocorriam em um período muito curto. Podemos dizer que uma vez que eles criam, eram batizados. Sabemos que só quem crer no Senhor pode vir partir o pão para lembrar do Senhor. Portanto, crentes são aqueles que foram batizados. Com isso sabemos que todos os que participam da mesa devem ser batizados. Na Bíblia, os dois assuntos – crer e ser batizado – não estão separados no tempo. Portanto, em suas reuniões, nunca surgiu a questão se as pessoas que comiam da mesa deveriam ser batizadas ou não. Assim que criam, eram batizados. Depois, participavam da mesa.

Contudo, se uma pessoa realmente crê no Senhor, mas não foi batizada por imersão, se foi batizada apenas pelo ritual de aspersão, essa pessoa pode participar da mesa? Pode. O ensinamento da Bíblia é que aqueles que não foram batizados não podem participar da mesa. No entanto, algumas pessoas não entendem que o batismo referido na Bíblia é um batismo por imersão. Eles pensam que o batismo por aspersão, que receberam, é o batismo mencionado na Bíblia. Aos olhos desse tipo de crente, eles já foram batizados. Embora saibamos que o batismo que receberam não é o batismo referido na Bíblia e embora saibamos que não conta diante do Senhor, é uma questão de conhecimento e luz. Não podemos recusar alguém porque ele não tem conhecimento. Não podemos recusar permitir que ele parta o pão e tenha comunhão conosco. A Bíblia diz que devemos aceitar todos aqueles que o Senhor aceitou. “Acolhei o que é fraco na fé (...) pois Deus o acolheu” (Rm 14:1-3). Embora aquele que foi batizado por aspersão não tenha sido realmente batizado, o Senhor o recebeu; Ele não o rejeitou porque não foi batizado por imersão. Visto que nosso Senhor está disposto a recebê-lo e dar-lhe vida, certamente também devemos aceitá-lo e ter comunhão com ele. O Senhor o recebe porque tem fé, não porque foi batizado. “Portanto, acolhei-vos uns aos outros, como também Cristo vos recebeu...” (Rm 15:7). Nós também devemos recebê-lo porque ele tem fé. Cristo não o rejeita porque não foi batizado por imersão. O fato de recebermos outros baseia-se em apenas um princípio: “Deus o recebeu”. Quem Deus recebeu, nós também devemos receber. Não devemos olhar se ele foi ou não batizado por imersão. Portanto, se alguém creu no Senhor, recebeu a vida eterna e foi batizado por aspersão e não por imersão como diz a Bíblia, devemos recebê-lo. Mesmo que ele nem tenha sido batizado por aspersão (como os da denominação Quaker e do Exército da Salvação, etc.) e pense que não precisa ser batizado, não podemos recusar a comunhão e partir o pão com ele, porque Deus recebeu esta pessoa.

Finalmente, a Bíblia nos ensina que: (1) o batismo deve ser por imersão, (2) a mesa deve ser tomada após o batismo e (3) devemos receber as pessoas à mesa somente com base no fato de que Deus as recebeu. Alguns que não foram batizados, ou cujo batismo não está de acordo com o batismo por imersão na Bíblia, ainda devem ser recebidos por nós. Nossa atitude é que qualquer pessoa que tenha crido genuinamente no Senhor pode ser batizada imediatamente. Após o batismo, podem participar da mesa. Se uma pessoa ainda não batizada vier e pedir para tomar a mesa conosco, devemos aconselhá-la a esperar um pouco e depois tomar a mesa conosco. Se ela insistir em tomar a mesa imediatamente, devemos permitir que participe dela. Com aqueles que foram aspergidos, cujo batismo não foi de acordo com a Bíblia, devemos permitir que tomem a mesa conosco, mas devemos mostrar-lhes na Bíblia que o batismo por imersão é o batismo bíblico. Concluindo: ao receber pessoas, devemos apenas olhar se elas têm ou não vida e se cometeram ou não o pecado em 1 Coríntios 5. Quanto a outros assuntos que não estão de acordo com a Bíblia, devemos exortar àqueles que os praticam e esperar que eles aguardem. Mas se eles não aguardarem, não podemos recusá-los.

 

O escravo de Cristo,

Watchman Nee

Nenhum comentário: