14.12.11

Errados com respeito à ceia

Se estivermos errados com respeito à ceia do Senhor, estamos errados com respeito ao Corpo, porque assim não discernimos o corpo (1Co 11:29).
O pão sobre a mesa tem dois significados. A ceia do Senhor é para se recordar do próprio Senhor. (...) A mesa do Senhor, contudo, é para a participação mútua, a comunhão dos santos; é a festa do Senhor para a comunhão do Corpo [1Co 10:16, 17]. (...) Enquanto temos comunhão uns com os outros na mesa do Senhor, vemos o pão como o símbolo do Corpo universal e místico de Cristo, que é a igreja (Ef 4:4). Assim, um aspecto do pão é para recordar do próprio Senhor, enquanto o outro aspecto é para a comunhão com todos os santos no único Corpo místico.
Dessa forma, discernir o corpo em 1 Coríntios 11:29 tem dois significados. (...) Temos de discernir se aquilo não é algo comum, porque simboliza o corpo do Senhor crucificado por nós na cruz. Não devemos participar dele como se fosse um simples pedaço de pão pela manhã. Ao contrário, devemos tomá-lo com reverência. Além disso, também temos de discernir o Corpo universal e místico de Cristo. É por isso que não devemos participar da “comunhão” nas denominações, porque elas são divisões. Participar de sua “comunhão” é partilhar da sua divisão. Aquilo não é a mesa do Senhor, mas uma mesa de divisão. A mesa do Senhor deve estar em uma base adequada, que representa não uma seita ou uma denominação, mas o Corpo.
(General Sketch of the New Testament in the Light of Christ and the Church, A - Part 2: Romans through Philemon [Um Esboço Geral do Novo Testamento à Luz de Cristo e a Igreja - Parte 2: de Romanos a Filemom], Chapter 5, Section 5)

Nenhum comentário: