18.9.09

O resultado de abandonar o ministério adequado


Em 2 Timóteo 1:15 Paulo diz: “Todos os da Ásia me abandonaram”. (...) Paulo não queria dizer que tinham abandonado a sua pessoa, porque a pessoa de Paulo estava longe deles. Esse versículo indica que todos eles abandonaram o seu ministério...
A segunda epístola de Paulo a Timóteo foi escrita cerca de 68 d.C. Aproximadamente trinta anos mais tarde, o Senhor usou João para continuar Sua revelação divina. O Senhor voltou a todas as igrejas na Ásia que haviam abandonado a Paulo. Por terem abandonado o ministério de Paulo, essas igrejas caíram em uma situação de total degradação. A degradação delas, como está registrado em Apocalipse 2 e 3, foi devido ao seu abandono do ministério adequado, e essa degradação começou com a perda do primeiro amor para com o Senhor, o que aconteceu em Éfeso (2:4), e terminou com a mornidão (3:16), a falta de Cristo. O Senhor como Cabeça da igreja está à porta da igreja degradada, batendo (3:20).
... O resultado de terem abandonado o ministério de Paulo foi que eles receberam três tipos de ensinamentos heréticos: o ensinamento de Balaão (para adorar os ídolos), o ensinamento dos nicolaítas (para construir a hierarquia, até mesmo o sistema papal) e o ensinamento de Jezabel (para introduzir o fermento das coisas alignas, heréticas e pagãs na fina flor de farinha, que é Cristo (Mt 13:33)) penetraram porque o ensinamento correto fora rejeitado. Trinta anos depois da última epístola de Paulo a Timóteo, as igrejas tinham atingido tal ponto de degradação. É perigoso deixar ou abandonar o ensinamento do apóstolo, a revelação adequada.
Abandonar o ensinamento correto é terrível, e resultará em degradação e em receber outros ensinamentos. (Treinamento de Presbíteros, Volume 7: Unanimidade para o Mover do Senhor, pp. 148-151)

2 comentários:

Anônimo disse...

Good dispatch and this post helped me alot in my college assignement. Say thank you you as your information.

Adelson disse...

Não há provas diretas de que a degradação das igrejas da Asias ocorreu porque abandonaram o ministério de Paulo. Trata-se apenas de uma inferência.
O que foi abandonado foi o primeiro amor, que é Cristo. Quando eles abandonaram esse Cristo no seu viver, iniciou-se a degradação. Paulo era mais ministro dentre outros tantos ministros que cooperaram para ajudar as igrejas, aliás, foi isso que ele mesmo disse:
Pois, quem é Paulo, e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, e conforme o que o Senhor deu a cada um? (1 Co 3:5)