31.5.24

A igreja local acredita ser a única igreja verdadeira?

 

Não, não acreditamos nisso

Assim como existe um só Deus, existe também uma só igreja genuína: o Corpo de Cristo (Ef 4:4; 1Co 12:13), que inclui todos os crentes, independente de sua convicção ou prática em relação à igreja. Nunca afirmamos que nós, crentes que se reúnem como igrejas locais, somos a única igreja verdadeira. O que afirmamos é que somos parte dessa igreja verdadeira, juntamente com todos nossos irmãos crentes. É dessa igreja que o Senhor falou em Mateus 16:18, quando disse: “Edificarei a Minha igreja”. Essa é a igreja única, universal, composta por todos, em todos os lugares e em todos os tempos, que creram no Senhor Jesus Cristo.

Com base nessa compreensão da unidade universal da igreja, qual é o padrão da Bíblia para a vida prática diária da igreja?


Cremos que, de acordo com o padrão das igrejas no Novo Testamento, a expressão visível prática da igreja deve corresponder à unidade da igreja universal.

Assim como a igreja é universalmente indivisível, cremos que a sua expressão visível no tempo e no espaço também deve ser absoluta e intransigentemente una. Para estabelecer e manter tal unidade prática entre os muitos membros do Corpo de Cristo em toda a terra, Deus estabeleceu um modelo no Novo Testamento de ter apenas uma só igreja incluindo todos os crentes em cada cidade. Todos os crentes em suas respectivas cidades constituem a igreja naquela cidade. Coletivamente, essas igrejas são as muitas expressões locais da igreja única universal. De acordo com o Novo Testamento, essas igrejas locais são estabelecidas unicamente na base inclusiva da geografia – especificamente, a cidade inteira – e não na base exclusiva de alguma doutrina, pessoa, experiência espiritual, conceito ou forma de governo da igreja (Ap 1:11; 1Co 1:10). Por essa razão, seguimos a prática do Novo Testamento de designar as igrejas locais de a igreja numa cidade como, por exemplo, a igreja em Jerusalém (At 8:1), a igreja em Antioquia (At 13:1), a igreja em Corinto (1Co 1:2) e as sete igrejas em sete cidades da Ásia (Ap 1:11).

Ao reunirmo-nos como igreja numa cidade, estamos nos esforçando por manter um testemunho de nossa unidade com todos os crentes naquela cidade, não nos excluindo nem nos dividindo daqueles que optam por não se reunir conosco. Na prática, reunir-se como a igreja numa cidade é a base mais inclusiva e menos exclusiva possível para se reunir, pois, por definição, os limites da igreja incluem todos os cristãos dentro de uma determinada cidade. Portanto, como igreja local adequada e genuína, recebemos todos os crentes em Cristo tal como Deus os recebeu (Rm 14:3; 15:7); nossas reuniões são abertas a todos os crentes e em favor de todos os crentes, e temos prazer em ter comunhão com outros, quer eles decidam ou não se reunir conosco dessa maneira.



Fonte: https://localchurchesfaq.org/true-church/ 

Nenhum comentário: