Apegado à palavra fiel, que é segundo o ensinamento dos apóstolos, para que seja capaz de exortar com o ensinamento saudável e de convencer os que se opõem. (Tito 1:9)
18.12.11
Asseveração inequívoca para bem dos não familiarizados
14.12.11
Discernir o Corpo de Cristo
Participar da mesa do Senhor é um assunto sério. [1Co 11:27-29]. (...) Se comermos o pão e bebermos o cálice do Senhor de maneira indigna, comemos e bebemos julgamento para nós mesmos. Quando participamos da mesa do Senhor, devemos discernir o corpo. Temos de considerar o que está sendo exibido na mesa. O pão na mesa significa não só o corpo físico do Senhor, mas também o Seu Corpo místico, o próprio Corpo único de Cristo como a expressão do Deus Triúno. Participar desse pão é sério. Temos de discernir o pão que vamos partir. Ele tem de ser uma figura do corpo de Cristo partido na cruz por nós, e deve ser uma figura do Corpo místico de Cristo, que é a própria igreja como a expressão do Deus Triúno. A missa da Igreja Católica e a assim chamada santa comunhão das denominações protestantes não apontam para o Corpo singular de Cristo, mas para sua divisão, sua denominação. Ao discernir o Corpo de Cristo, não devemos participar do pão em nenhuma divisão nem com nenhum espírito de divisão.
Posicionados sobre a base, representando o Corpo
Errados com respeito à ceia
Mesa denominacional versus a mesa do Senhor
Pergunta feita ao irmão Watchman Nee: Sobre o assunto da reunião da mesa.
Resposta do irmão Watchman Nee: Há dois aspectos quanto ao assunto relacionado à reunião da mesa. Por um lado, lembramo-nos do Senhor e temos comunhão com Ele; por outro, os crentes têm comunhão uns com os outros. [1Co 11:17-34; 10:14-22; 11:24-25; At 2:42]. (...) Assim, quando temos a reunião da mesa, devemos prestar atenção a, pelo menos, três questões:
- (1) Não podemos partir o pão com incrédulos. [Lc 22:19; 2Co 6:14-15; 2Jo 10-11]...
- (2) Se alguém é crente, mas ainda tem os pecados de 1 Coríntios 5:11, não podemos partir o pão com ele. [1Co 5:11]...
- (3) Quando formos a um lugar a fim de participar da mesa, devemos primeiro discernir o que os objetos exibidos diante de nós representam. “Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma do pão e beba do cálice. Pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe julgamento para si mesmo” (1Co 11:28-29). Devemos discernir se o que está exibido diante de nós representa “o corpo”. “O corpo” refere-se, por um lado, ao próprio corpo do Senhor e, por outro, ao Corpo de Cristo: toda a igreja. Devemos pôr à prova e discernir se o pão diante de nós:
A. Refere-se ao corpo do Senhor dado por nós. Lembramo-nos do Senhor e temos comunhão com Ele mediante Sua morte, que é exibida por intermédio do pão e do cálice. Isso não tem relação com comer e beber comuns.
B. Refere-se ao Corpo de Cristo, incluindo todos os crentes, ou se refere-se somente a uma parte dos crentes em certa denominação. Temos de ver o testemunho da unidade do Corpo com todos os crentes mediante o pão sobre a mesa diante de nós. O partir do pão nos mostra nossa salvação. A integridade do pão nos mostra nossa unidade (1Co 10:17). Participamos da mesa do Senhor (v. 21). A mesa do Senhor é para a comunhão de todos os Seus filhos. Uma mesa denominacional é apenas para a comunhão daqueles naquela denominação. A mesa do Senhor é o testemunho da unidade do Corpo de Cristo. A mesa das denominações é o testemunho da divisão. Participar da mesa de “divisão” não é o mesmo que participar da “ceia do Senhor”. Isso é “não para melhor, mas para pior” (11:17-20).
Portanto, não podemos participar da mesa com incrédulos nem com crentes com pecados de 1 Coríntios 5:11. Também não podemos participar das mesas das denominações. “Todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor” (11:27).