Apegado à palavra fiel, que é segundo o ensinamento dos apóstolos, para que seja capaz de exortar com o ensinamento saudável e de convencer os que se opõem. (Tito 1:9)
23.6.09
A nova maneira de reunir
Suponha pôr de lado este ministério; que restaria?
21.6.09
Nunca anule o falar de alguém (o princípio de conciliação)
A frase “tendo havido muita discussão” [At 15:7] implica que muito esforço foi feito, muitas palavras foram faladas, vários argumentos foram apresentados, e diferentes pontos de vistas foram conhecidos. Muitos irmãos concordavam que os crentes deveriam ser circuncidados, e muitos irmãos discordavam. Os apóstolos e presbíteros permitiram aos que tinham opiniões e aos irmãos que queriam falar que apresentassem seus pontos de vista. Embora essa reunião pertencesse aos apóstolos e presbíteros, eles permitiram aos irmãos falarem e permitiram a todos que quisessem vir, participar. Àqueles que queriam falar foi-lhes dada a oportunidade de expressar suas opiniões. Esse é o princípio pelo qual as coisas são conciliadas na Bíblia. Nunca anule o falar de uma pessoa, e nunca se recuse ouvir os outros. Ainda que as suas palavras são débeis ou irrelevantes, você ainda precisa permitir-lhes falar e apresentar suas opiniões. Mas eles não podem tomar a decisão. Desta maneira, no mínimo, quando os irmãos, aqueles que são espirituais, cuja condição é apropriada, isto é, os irmãos responsáveis, escutam aquelas palavras, eles saberão como tomar decisão. Muitos irmãos responsáveis na igreja são carentes dessa habilidade de ouvir os outros. Eles podem apenas ouvir as palavras de uma pessoa ou as palavras de uns poucos, mas nunca escutam as palavras de todos. A igreja nem é autocrática, como Tiatira, a Igreja Católica Romana, nem é democrática como Laodiceia. A igreja está no princípio de Jerusalém. O princípio de Jerusalém é que todos os irmãos falam, com os irmãos responsáveis tomando a decisão. (Watchman Nee, Los Assuntos de la Iglesia, pp, 165-166)
A mão de um ditador
Muitos irmãos tolos pensam que ser livres dos problemas é um sinal de que uma igreja é espiritual. Pelo contrário, o sinal de uma igreja ser espiritual depende se ela tem a maneira de resolver os problemas e depende se aquela maneira é adequada. Se a igreja é espiritual, muitas coisas aconteceram a ela. Uma vez que a igreja se torna espiritual, muitos problemas terão de ser considerados. Se uma igreja não é espiritual, qualquer que for a maneira e qualquer coisa estarão corretas. Se a igreja não espiritual, ela é pacifica e sem problemas. Quanto mais alguém estiver sob a mão de “ditador”, mas pacífica é sua situação. Quanto mais espiritual você for, mais problemas terá que resolver. (Watchman Nee, Los Assuntos de la Iglesia, pp, 163-164)
Palavras de oposição
Quero que os irmãos e irmãs vejam como os assuntos foram discutidos na conferência registrada na Bíblia. A conferência em Jerusalém foi uma conferência de apóstolos e presbíteros; não era uma conferência da igreja. A responsabilidade sobre os apóstolos e presbíteros. Obviamente, aquilo não era um problema para os apóstolos e presbíteros. Mas um pequeno número de crentes, que antes era fariseu, levantou-se e disse que eles queriam que os gentios fossem circuncidados e guardassem a lei. Quero que os irmãos prestem atenção ao fato de que foram os apóstolos e os presbíteros que assumiram o papel principal na discussão dos assuntos da igreja, e depois foram os apóstolos e os presbíteros que tomaram a decisão no assunto. Mas quando os apóstolos e presbíteros tomaram a decisão, eles ouviram os irmãos que se opunham. Os apóstolos e presbíteros poderiam ter muito facilmente tomado a decisão sobre essa questão. Eles não tinham problemas. Eles tinham muita clareza diante de Deus. Mas um pequeno número de irmãos, principalmente fariseus, sentia que os crentes ainda deveriam ser circuncidados e guardar a lei. O que a igreja fez em Jerusalém? Os apóstolos e presbíteros de Jerusalém reuniram-se e também permitiram esses irmãos virem e apresentar seus argumentos. Vocês devem dar àqueles que se opõem e àqueles que têm diferentes opiniões a oportunidade de falar dizendo-lhes: “Falem o tanto que quiserem.” Nunca considerem que isso não é espiritual. Deus deseja que os irmãos responsáveis, os irmãos com autoridade, sejam aqueles que conseguem ouvir os outros. Os irmãos responsáveis, os irmãos com autoridade, devem ter a habilidade de se sentar e ouvir todas as palavras de oposição. Se um irmão não pode ouvir o falar dos outros, os argumentos dos opositores, então ele não está qualificado ser um líder na igreja. (Watchman Nee, Los Assuntos de la Iglesia, pp, 164-165)